(Matéria de Kamylla Rodrigues, no site da Sagres)
Várias cidades de Goiás estão, neste momento, vacinando idosos com 65 anos ou mais. Depois que o estado alcançar todas as pessoas com 60 anos, a campanha de imunização será direcionada para outros grupos prioritários, entre eles portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência permanentes e severas. Ao mesmo tempo, policiais e bombeiros, além do restante de profissionais de saúde que não atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19 receberão as vacinas.
As informações são da superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. Em entrevista à Sagres, nesta manhã de quinta-feira (25/3), a superintendente citou o plano estadual de vacinação, que estabelece uma lista de grupos que devem ser imunizados de forma prioritária. Concomitante a imunização dos idosos até os 60 anos, Goiás vai imunizar o restante de trabalhadores da saúde e das forças policiais, como anunciado ontem pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
“A gente tem, ao todo, 228 mil trabalhadores da saúde. Vamos continuar a imunização daqueles que ainda não receberam a vacina. 5% das doses também serão destinadas aos policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, guardas civis e bombeiros. Isso não significa que pararemos idosos. Vão ocorrer de forma simultânea”, explicou Flúvia. A estimativa, segundo o plano estadual de vacinação, é de que o grupo de trabalhadores das forças de segurança seja composto por 32.803 profissionais.