As chuvas de março encerram o verão e a partir de agora entramos em um período mais seco em Goiânia, propício para a continuidade de grandes obras na cidade. Durante esses meses de chuva, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), atuou fortemente no combate às chuvas com equipes diversas trabalhando em praticamente todas as regiões da capital e solucionando os problemas.
“A Prefeitura de Goiânia sabe da sua responsabilidade e por isso nossa equipe tem feito um grande trabalho nessa área, mesmo com as chuvas bem acima da média pluviométrica dos últimos anos, com mais de 120 milímetros de intensidade pluviométrica por três vezes consecutivas ao longo dos últimos meses”, explica o secretário Luiz Bittencourt.
Entre as obras emergenciais que a Seinfra em Ação realizou estão as da Rua da Divisa (Setor Jaó) e várias vias no Jardim América, na Vila Roriz e na Vila São José, além da limpeza de bocas de lobo, tapa-buracos, reparos em escolas e unidades de saúde, com manutenção de telhados e execução de muros.
A Seinfra tem trabalhado em parceria com outras secretarias e com a Defesa Civil para evitar mais transtornos para a população. “Estamos sempre monitorando a situação e agimos com rapidez e muito planejamento para resolver todos os tipos de problemas”, diz Bittencourt.
Confira a lista com o trabalho da Seinfra:
Vila Alpes: na Ponte da Vila Alpes foi executada a rede pluvial, bocas de lobo e combate à erosão no setor.
Avenida C-4: após forte chuva a erosão provocou uma enorme cratera na via que foi recuperado em 6 dias.
Goiânia 2: rede pluvial.
Setor Gentil Meireles (Rua El Greco): rede pluvial.
Setor Vila Roriz: construção para reforçar o dique de contenção das águas de alagamento.
Setor Vila São José: manutenção de caixa pluvial e galeria pluvial.
Setor Jaó (Rua da Divisa): alagamento e erosão – equipe entrou imediatamente após a forte chuva e em 4 dias finalizou o serviço de recuperação, após o mesmo o tráfego foi liberado.
Setor Jaó: lago transbordando – foi feito uma nova canalização para saída d’água em excesso.
Parque das Flores: recuperação de erosão e construção de galeria pluvial.
Bairro São Francisco: erosão – reparo de galeria pluvial.
Parque das Laranjeiras: erosão com risco para moradores – após chuva forte a casa de moradores da região ficaram próximas a uma enorme cratera, a equipe entrou imediatamente e já solucionou.
Marginal Botafogo: erosão no canal – após forte chuva o muro de contenção da via cedeu, a equipe no mesmo dia entrou com máquinas para solucionar.
Jardim Atlântico: erosão – galeria pluvial rompeu na via causando grande risco aos motoristas, equipe rapidamente solucionou o problema.
Vila Adélia: asfalto comprometido após chuva – foi feito o reparo.
Vila Viana (Leste-Oeste): asfalto comprometido após chuva – foi feito o reparo.
Recanto das Minas Gerais: asfalto comprometido após chuva – foi feito o reparo.
Jardim Balneário Meia Ponte: erosão – reconstrução de galeria pluvial.