quarta-feira , 8 maio 2024
Sem categoria

Pesquisa XP: Lula passa Bolsonaro e lidera sucessão presidencial

Enquanto o ex-presidente Lula vem conquistando os mais diversos setores da sociedade desde que voltou ao jogo político-eleitoral, Jair Bolsonaro apresenta ligeira queda em intenções de voto para 2022, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (5). Lula tem 29% e Bolsonaro tem 28% — o que caracteriza empate técnico. Mas a informação relevante é que Bolsonaro vinha liderando e agora perdeu a liderança — e para aquele que ele considera como seu principal adversário.

O pré-candidato do PT subiu quatro pontos percentuais, em 20 dias. Bolsonaro subiu um ponto, mas foi superado pelo petista.

Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, Bolsonaro em 24% e Lula da Silva aparece com 21%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de 3,2%, está configurado empate técnico. Não sabem-não responderam representam 36%.

Além disso, 60% da população brasileira disse não aprovar a forma como Jair Bolsonaro governa o país. 33% disseram aprovar.

Avaliam como ruim ou péssimo o governo 48% da população, quase metade. Como ótimo ou bom avaliam 27% e como regular 24%.

Outros (Luiz Henrique Mandetta, Luciano Huck, João Doria e Guilherme Boulos) têm 14%. Branco, nulo e nenhum representam 12%. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem com 9%.

A pesquisa sugere que os extremos, a esquerda e a direita, são mais fortes e que estão se “puxando” para a disputa. Lula da Silva e Bolsonaro são os nomes que, a rigor, estão sendo observados. Nenhum dos nomes de centro está emplacando.

A pesquisa foi feita entre 29 e 31 de março.