O pré-candidato a presidente da OAB-GO Rafael Lara Martins comemorou a decisão do Conselho Federal da OAB (do qual ele faz parte) de aprovar regras mais flexíveis de publicidade para advocacia, mas afirma que é preciso avançar mais.
“O avanço que vem dessa alteração de normas é significativo, bom, mas ainda insuficiente. Eu acho que a Ordem deveria incentivar mais. Nós temos que ter uma Ordem que enxerga a advocacia empreendedora. Temos que andar de mãos dadas com uma advocacia que quer trabalhar, que quer liberdade de atuação. Mas sem abandonar a sobriedade da nossa profissão, os preceitos clássicos e fundamentais da profissão, sem abandonar a ética que a gente tanto valoriza”, diz Rafael.
As novas normas foram aprovadas em reunião do Conselho Federal que aconteceu no dia 17 de junho. O colegiado aprovou o 1º e 2º artigos do novo provimento sobre regras de publicidade para a advocacia. Mais artigos serão aprovados a partir da conferência marcada para o dia 28 de junho. Entre as mudanças propostas, está a redução das restrições para publicidade nas redes sociais e o uso de Google Ads, ferramenta de anúncios da plataforma de busca. A nova redação também autoriza o impulsionamento e patrocínio de postagens, desde que sem oferta de serviços; e permite que advogados façam lives nas redes sociais e vídeos no YouTube, além de usar ferramentas tecnológicas, como o chatbot.