O prefeito Marden Júnior assinou, nesta sexta-feira (25/06), autorização para o início das obras de reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Padre Renato, no setor Bela Vista.
Com investimento de R$ 800 mil, a unidade passará por requalificação em salas de aula, banheiros, quadra de esportes e pátio. O alambrado atual será substituído por um muro. As melhorias são esperadas há 25 anos.
A ordem de serviço foi assinada durante encontro com professores e servidores. Estiveram presentes o secretário de Educação, Sérgio Sanches, primeira-dama Dona Dorinha e Marden Aguiar, pais do prefeito, madrinha da Educação de Trindade, servidora Rouane Azevedo, vereadores Wesley Cabeção, presidente da Câmara Municipal, Maurinho de Paula, Pastor Zeca, Samuel Samuca, Wender Bodin e Johnatan Reis.
A escola possui 126 alunos matriculados do jardim de infância até a 5ª série, durante o dia. À noite, atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade é referência numa região carente de Trindade.
O prefeito vistoriou a unidade e conferiu as necessidades que serão contempladas. “Vejo a expectativa de todos por essa reforma e fico feliz por honrá-la. Com esforço, dá para atender os nossos 14 mil alunos”, afirma.
Marden lembra que os estudantes pertencem a cerca de 10 mil famílias trindadenses que têm na escola um horizonte para ensino, acolhimento e, em muitos casos, complementação alimentar.
A meta inicial da Secretaria de Educação de Trindade era a de fazer a reforma de oito das 41 escolas do município no primeiro semestre do ano, o que será cumprido com a reforma da Escola Padre Renato, a oitava da lista.
O secretário Sérgio Sanches estima que, em menos de 2 anos, todas as escolas municipais tenham sido beneficiadas. “Ou seja, na metade do tempo estimado, e com obras mais caras e complexas, não é só pintura não”, observa.
O presidente da Câmara Municipal, Wesley Cabeção, disse que vê com orgulho o empenho do município na reforma das escolas, acompanhada pelos vereadores trindadenses.
“É uma honra essa parceria entre Prefeitura de Trindade e Câmara Municipal, que acompanha de perto cada obra, numa união em que a população só tem a ganhar”, afirma Wesley Cabeção.
*Monitoramento*
Na requalificação da escola entram aspectos estruturantes, como mais duas salas de aulas, cobertura do pátio e construção de banheiros em número suficiente para alunos, professores e colaboradores administrativos.
Atualmente, a unidade tem um único banheiro para toda a comunidade escolar. A cozinha será ampliada e até câmeras de monitoramento serão instaladas para proteção e segurança do ambiente.
O prefeito Marden Júnior conferiu a planta apresentada pelo engenheiro civil, César Alexandre, e pela superintendente de Fiscalização de Obras Públicas, Fernanda Costa Araújo.
Os investimentos previstos são da ordem de R$ 9 milhões. Em alguns casos, até a troca do telhado será realizada. A reforma das escolas de Trindade é realizada com recursos do Fundo Municipal de Educação.