segunda-feira , 23 dezembro 2024
Sem categoria

Antagonista: vacinação de Ibaneis no DF é capenga, frágil e inconsistente

Veja abaixo nota do site O Antagonista


A campanha de vacinação contra a Covid no Distrito Federal, governado por Ibaneis Rocha (MDB), é capenga, frágil e inconsistente, com desempenho pior do que o de estados grandes e com muitos munícipios.

O IBGE estima que o DF tem hoje por volta de 3 milhões de habitantes. A área do DF é de 5.760 km², menos de quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Apesar dessas características, o DF aparece hoje em 19º lugar no ranking da vacinação pelos dados do consórcio de veículos de imprensa. Só 36% da população recebeu a 1ª dose de uma das vacinas contra a Covid, desempenho muito inferior ao de São Paulo (49,91%), Rio Grande do Sul (49,05%), Mato Grosso do Sul (46%), Espírito Santo (45%) e Paraná (44%).

Procurada, a Secretaria de Saúde do DF informou a O Antagonista que “manteve a política de guardar a segunda dose, para assegurar a completa imunização da população, enquanto alguns estados, com o objetivo de aumentar o número de vacinados, optaram por usar as doses que seriam reservadas para segunda dose”.

Mas considerando-se a aplicação da 2ª dose mais a vacina em dose única da Janssen, o desempenho é semelhante: o DF está em 15º lugar, com 14% da população plenamente imunizada. O ranking é liderado hoje por Mato Grosso do Sul (28%), Rio Grande do Sul (22%), São Paulo (17,83%), Espírito Santo (17,59%) e Rio de Janeiro (15%).

Além do tamanho, há uma diferença importante: todos os governadores do Brasil compartilham a responsabilidade pela distribuição das vacinas com prefeitos, exceto Ibaneis, já que no DF não existem prefeituras.