sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesImprensa

Deu no blog do Jarbas, no Pop: quadro eleitoral é imprevisível em Goiás

Veja comentário de Jarbas Rodrigues publicado no seu blog hospedado na página da interna de O Popular:

Quadro eleitoral imprevisível em Goiás

As definições para 2014 passarão, principalmente, pelo governador Marconi Perillo e pelo PMDB. A base aliada trabalha com única perspectiva: candidatura a reeleição do governador, que só deve bater o martelo depois de avaliar a repercussão na sua imagem das obras a serem inauguradas até o primeiro trimestre do ano que vem e das reformas administrativa e do secretariado a serem realizadas no final deste ano. Tudo indica que Marconi Perillo, de fato, não será candidato ao Senado ou para a Câmara dos Deputados. Portanto, teria até junho para decidir se vai disputar a reeleição. Existe a opção do vice-governador José Eliton (PP) ser o candidato da base, mas esta seria maior caso ele assumisse o governo em abril com uma desincompatibilização do governador.

No PMDB existe a disputa interna entre o ex-prefeito Iris Rezende e o empresário José Batista Júnior pela vaga de candidato a governador. Iris tem o comando do partido e atua fortemente nos bastidores para ser candidato, apesar de nunca ter revelado seu desejo publicamente. O empresário foi para o PMDB para ser candidato a governador e trabalha para conquistar o apoio de prefeitos e deputados do partido. Nenhum demonstra vontade de recuar e o maior risco hoje é de que um racha enfraqueça o partido para a campanha.

O PT pode ocupar a vice na chapa encabeçada pelo PMDB ou lançar candidato a governador. No primeiro caso, um nome cotado é o do prefeito Paulo Garcia (Goiânia), caso Iris Rezende seja candidato a governador, repetindo a dobradinha de 2008 para Prefeitura de Goiânia. Já o prefeito Antônio Gomide é citado para uma candidatura ao governo, o que dependeria do PMDB não conseguir lançar uma candidatura viável.

A terceira via comandada pelo empresário Vanderlan Cardoso (PSB) e pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) é a que, em tese, menos depende das decisões na base do governador Marconi e do PMDB. Mas o PDT, por exemplo, não é certeza de que continuará nesta aliança, podendo apoiar a chapa do PMDB-PT. O maior desafio para a terceira via é ganhar musculatura, como estrutura de campanha (recursos) e tempo para o horário eleitoral. Este grupo contou em 2010 com o apoio do então governador Alcides Rodrigues (PP). Para 2014 dificilmente terá apoio do governo federal, do estadual, das maiores prefeituras goianas nem de uma ampla bancada parlamentar.

Embora o cenário é de três chapas na disputa ao governo de Goiás, este quadro deverá ser definido apenas no segundo trimestre de 2014, quando se saberá como ficou a redistribuição de forças entre os partidos (com as filiações até setembro) e quem deixará cargos no Executivo (desincompatibilizações até março). Além, claro, se o governador Marconi terá recuperado sua imagem e como o PMDB terá decidido quem será seu candidato ao governo.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...