segunda-feira , 13 maio 2024
Goiás

Secretaria de Saúde de Goiás cria painel que reúne dados sobre casos de câncer

Secretaria de Saúde de Goiás cria painel que reúne dados sobre casos de câncer (Pixabay)
Secretaria de Saúde de Goiás cria painel que reúne dados sobre casos de câncer (Pixabay)

O menu Informações em Saúde no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) inaugura um novo painel, voltado para dados de oncologia relacionados a óbitos (indicadores epidemiológicos), registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

O painel de óbitos foi desenvolvido com o objetivo de obter informações epidemiológicas de mortalidade por neoplasias de pacientes residentes em Goiás e como marco ao Dia Nacional de Combate ao Câncer deste ano, celebrado em 27 de novembro. Os gráficos representam os dados de óbitos geral, por sexo, faixa etária, região, município e Classificação Internacional de Doenças (CID).

Criado por meio de portaria do Ministério da Saúde, em dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente a respeito da prevenção. O novo painel está alocado no menu Sistemas de Saúde/Informações em Saúde/Vigilância em Saúde. Clique aqui para acessar.

Entenda o painel

Podem ser acessadas no painel: a estimativa dos casos novos de câncer de Goiás e Goiânia, tendo como fonte o Instituto Nacional de Câncer (Inca); dados de tratamento oncológico em até 60 dias após diagnóstico, conforme a Lei 12.732/2012; filtros de ano, região de saúde, município, sexo, faixa etária e CID; quantidade total de óbitos por neoplasias malignas, por ano, mapa de Goiás por município, da taxa de mortalidade por neoplasias malignas; ranking de óbitos por neoplasias/sexo; gráficos desses óbitos por ano, por faixa etária, por faixa etária, sexo e por CID.

Ainda podem ser obtidos no painel: a taxa de mortalidade por neoplasias malignas por 100 mil habitantes; número de óbitos por neoplasias malignas/100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Os dados de mortalidade são anuais e os casos foram filtrados pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), usando como parâmetro o campo das causas básicas da base de dados do SIM. As informações de 2020 e 2021 são preliminares. E os dados de localização geográfica são referentes à residência do(a) falecido(a).

Como o cálculo depende dos dados de população, no mapa serão mostrados até o último ano disponível, relativos à população de Goiás, sendo que o último ano dos dados demográficos de Goiás disponível é 2020. O painel dá também a opção de fazer download das tabelas de dados que geraram os mapas e gráficos.

Subnotificação de casos de câncer

A pandemia da Covid-19 influenciou tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos pacientes com câncer, já que o risco de contágio e o conjunto de medidas de restrições adotadas adiaram ou até mesmo impediram consultas e procedimentos de oncologia em todo Brasil.

“Aliado a essa subnotificação de novos casos e interrupção de tratamentos, o pouco conhecimento sobre as sequelas da Covid-19 nesses pacientes torna imprescindível o acompanhamento atual das neoplasias no Estado de Goiás, através da centralização das informações sobre oncologia em forma de painel”, explica a gerente de Agravos Não Transmissíveis da Vigilância em Saúde (Suvisa), Magna Carvalho.

Trabalharam na confecção do painel técnicos da coordenação de Vigilância de Neoplasias/Gerência de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde/Suvisa, em parceria com a gerência de Inovação/Superintendência de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) e a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, com apoio do Inca.