quarta-feira , 1 maio 2024
Sem categoria

Delegado Eduardo Prado requer suspensão do aumento do IPVA/2022 em Goiás. “Caiado não tem dó do povo”, disse Prado

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado encaminhou ofício ao governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, que requer a suspensão de acréscimo na base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Segundo Eduardo Prado, a base de cálculo do imposto leva em conta o valor venal de carros usados ou da nota fiscal de veículos novos. E ambos tiveram alta no preço com o aumento do custo de produção e redução da oferta de carros usados devido à pandemia. “ Segundo informação divulgada pela Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos 0 km tiveram alta de 19,3%. Por isso, reforço a importância da aprovação do nosso projeto e empenho da governadoria para ajudar o cidadão que se encontra em situação econômica difícil”, explica.
No documento, Prado justifica que as medidas restritivas ocasionaram interrupção na produção de veículos, além da escassez de componentes eletrônicos e matérias-primas. E essas ações resultaram em um aumento no custo de produção e redução da oferta.
Os aumentos impactam diretamente sobre a base de cálculo , que sofreu elevação média de 22% sobre os valores a serem pagos pelos proprietários de veículos.
Para apreciar o projeto de lei, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deverá convocar os deputados para uma sessão extraordinária, já que a casa se encontra em recesso. “Caiado não tem dó do povo, combustível caro e agora mais isso?”, disse Eduardo Prado.