quinta-feira , 2 maio 2024
Goiás

Senador Canedo: Misael demite cunhado que desafiou Vanderlan, revela jornal

Procurador do município teria sido destituído do cargo a pedido de Vanderlan. Veja reportagem publicada pelo jornal Gênesis.

 

Manoel Messias

Se a influência do empresário e ex-prefeito Vanderlan Cardoso (PSB) era muito forte na administração de Misael Oliveira (PDT) na prefeitura de Senador Canedo, o que ninguém duvidava, agora ela está ainda maior. Misael, que já tem o secretariado fatiado com vereadores, se viu obrigado a demitir o próprio concunhado, Gilmar Mota, da prefeitura. Mota, cuja mulher é irmã da esposa de Misael, Eliete Gonçalves, exercia o cargo de procurador do município e é considerado homem de total confiança do prefeito. No entanto, a saída dele teria sido determinada pelo ex-prefeito Vanderlan Cardoso.

Apesar de ter sido o braço forte de Misael na campanha eleitoral, Gilmar Mota, segundo se comenta nos bastidores, não se dava bem com Vanderlan, que, inclusive, teria sido contrário à indicação dele para o cargo de procurador.

Oficialmente, Misael faz questão de declarar sua lealdade canina a Vanderlan Cardoso, afirmando que deseja caminhar com ele por muitos anos. A parceria entre os dois vem desde a administração de Vanderlan, a partir do momento que Misael, então deputado estadual, passou a defender os interesses do município de Senador Canedo e de Vanderlan na Assembleia Legislativa.

De lá pra cá, os dois estiveram sempre juntos e, graças ao empenho de Vanderlan, Misael conseguiu se eleger prefeito da cidade. Ao assumir na prefeitura, Misael passou a atender as orientações de Vanderlan, nomeando assessores indicados pelo empresário e pelo grupo político local ligado a ele.

Em que pese a fidelidade de Misael a Vanderlan, o fato é que, em política, o cenário muda constantemente. E Vanderlan está em situação difícil, já que a cada dia se vê mais isolado e sem perspectiva de lançar uma candidatura própria com chance real de disputar o Palácio das Esmeraldas. Com isso, a tendência é de cair no ostracismo, já que político sem mandato dificilmente atrai a atenção da mídia.

Gente ligada a Misael Oliveira acredita que ele está entre a cruz e a espada e que por isso não pode desagradar de forma alguma o ex-prefeito. Corre à boca miúda que Vanderlan Cardoso ainda mantém forte influência na prefeitura e há pessoas que vão além e dizem que quem dá as cartas, de fato, é Cardoso.