Um jogador de futebol da categoria sub-15 do Independente do Clube Campestre de Rio Verde morreu neste sábado (28), durante o torneio Municipal de Futebol que acontece nesta semana na cidade.
Segundo a página de notícias @rioVerdegoias o time anunciou em nota a morte do atleta Enzo e desmarcou o jogo deste domingo.
Enzo Diogo Ramos, de 15 anos, desmaiou durante uma partida de futsal e morreu a caminho do hospital após uma parada cardiorrespiratória.
Alerta aos pais
O cardiologista gaúcho Fernando Lucchese explica que há três formas de crianças e adolescentes sofrerem morte súbita por problemas ligados ao coração. A primeira é uma arritmia de alto risco, gerada por uma taquicardia ventricular (batimento acelerado causado pelo ventrículo, cavidade do coração que impulsiona o sangue para o corpo). A segunda hipótese, não tão comum, se dá quando o paciente sofre de um distúrbio metabólico, com presença expressiva no sangue de homocisteína, um aminoácido que provoca aterosclerose e a consequente obstrução coronária. A terceira situação ocorre quando a criança nasce com um aneurisma (dilatação aguda, um defeito genético) de aorta.
Conforme Lucchese, para evitar a morte prematura o cuidado deve partir de casa, com os pais acompanhando permanentemente eventuais sinais (tontura, palpitações, dor no peito e cansaço exacerbado) emitidos pelas crianças durante a prática de esportes e brincadeiras que exijam esforço físico.