Fernando Borges, que está na diretoria de Exploração e Produção, é o novo presidente interino do Conselho de Administração do IBP. O executivo assumiu o comando do colegiado, substituindo José Mauro Coelho, que renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (20). A nomeação ocorre com base no artigo 4 do art. 27 de seu Estatuto Social, “até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social.”
A saída de Coelho já havia sido definida pelo governo Bolsonaro, que indicou Caio Mario Paes de Andrade para o cargo. Ele sofria pressão de integrantes do executivo para renunciar e acelerar o processo de mudança na companhia e, na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se juntou ao coro e pediu sua saída imediata após o reajuste dos combustíveis.
Paes de Andrade não é diretor da Petrobras, o que inviabiliza sua indicação para o comando da Companhia. Ela só assumira, como quer o governo, se o novo presidente interino, Fernando Borges o nomear como diretor da Petrobras.