O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta terça-feira (28), às 12h30, um requerimento no qual pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um suposto esquema de corrupção no Ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro (PL). O caso envolve o ex-ministro da Pasta, Milton Ribeiro, que chegou a ser preso pela Polícia Federal (PF) na semana passada.
A CPI quer apurar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério. O requerimento foi protocolado com trinta assinaturas. Durante o pedido, a deputada federal Luiza Erondina (PSOL) segurava uma folha com os dizeres: “Milton já caiu, agora só falto o Bolsonaro”.
Após o protocolo, Randolfe falou com a imprensa em uma entrevista coletiva e disse que “este é um requerimento robusto, um desejo do Senado para que este esquema de corrupção seja investigado. A polícia federal está sofrendo intervenção e ameaça, por parte do presidente. A PF sofre obstrução de investigação. Por que até o dia de hoje o celular do senhor Milton Ribeiro não foi devolvido? Quem está com este celular? Temos a informação de que existe uma movimentação para substituição do delegado Bruno Calandrini, responsável pela investigação na PF. Quem deve ter proteção é a investigação, não os bandidos do MEC que são denunciados”, disse o senador.