O maior escândalo de corrupção da história do Brasil, segundo definição do Supremo Tribunal Federal, está próximo de um desfecho: espera-se que os recursos finais dos mensaleiros sejam rejeitados em ritmo acelerado no STF, o que significa que, a partir de agora, a decretação da prisão dos membros da quadrilha pode ser feita a qualquer momento.
O noticiário da imprensa nacional já está repleto de matérias revelando os planos de mensaleiros como José Dirceu, apontado pelo Supremo como o chefe da quadrilha, e o deputado Valdemar Costa Neto. Dirceu, por exemplo, anunciou que pretende trabalhar durante a sua estadia no presídio, a fim de reduzir a sua pena. Costa Neto deseja passar a sua temporada na prisão em Brasília, o que facilitaria, segundo ele, manter atividades profissionais (o seu regime é semi-aberto, prevendo que apenas dormirá na prisão).
Todos os mensaleiros, em uníssono, são unânimes no xingatório ao ministro Joaquim Barbosa. Justiça se faça: se não fosse por ele, é possível que os quadrilheiros corruptos do PT e partidos aliados até escapassem da punição.