sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

Com 507 comissionados e apenas 1.304 efetivos, MP Estadual fica moralmente impedido de questionar outros Poderes

Assim que a Assembleia Legislativa aprovar o projeto encaminhado pelo Ministério Público Estadual, criando mais 127 cargos comissionados na sua estrutura, a instituição chegará a um percentual de praticamente 40% de cargos destinados ao preenchimento “político” em seu quadro de pessoal.

O dado simplesmente tira do MP Estadual a condição moral de questionar outros Poderes, fato muito corriqueiro: a instituição vive atacando, inclusive judicialmente, órgãos públicos nos quais enxerga excesso de cargos de comissionados, em detrimento de cargos de provimento efetivo.

Na edição desta quarta-feira, em O Popular, um desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles (na foto), desenvolve essa linha de raciocínio e vê, a partir de agora, o MP Estadual sem “condições morais” para levantar questionamentos sobre cargos comissionados em outros Poderes.

Diz Paulo Teles: “Em recente data (promotores) ocuparam generosos espaços da mídia para exigir dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, a feitura de concurso público para as funções ocupadas por comissionados, e a redução destes a um número impraticável frente às necessidades da gestão pública, segundo seus responsáveis. Autoproclamados como únicos defensores da transparência, moralidade e impessoalidade da administração pública, viram-se (os promotores) repentinamente enredados nas teias da maledicência e da justa censura pública”.

Conclui o ex-presidente do TJ-GO perguntando: “E a transparência? Bem, pelo menos esta salta aos olhos, segundo o preceito quase-bíblico do ‘Mateus primeiro os meus’. É o típico caso de que na prática a teoria é outra”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....