Conforme informação do jornal O Popular na última semana, o Ministério Público vai apurar as denúncias envolvendo um repasse milionário para CNPJs por indicação e sem licitação no governo Caiado. Estranhamente fotos e vídeos nas contas no Instagram e no YouTube da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD) foram destruídos. As redes sociais da pasta comprovavam um fato importante no quebra-cabeça que será investigado pelo MP: a relação próxima da secretária Andréa Vulcanis com o chefão do Instituto Espinhaço, que sem licitação, operou junto com outros 3 Institutos uma verba do dinheiro público no valor de R$ 40 milhões.
A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) veio a público no mês de abril e informou que a relação entre Andréa e Luiz Cláudio (Espinhaço) era de “namorido e namorida”, e revelou que “basta olhar nas hospedagens em hotéis e pousadas das viagens que fizeram para ver que ficavam no mesmo quarto”.
Fotos e vídeos nas redes sociais da SEMAD mostravam Luiz Cláudio muito próximo do governo e presente em todas as decisões da secretária, inclusive pautando o que e como Vulcanis deveria dizer. Em discursos nos vídeos postados no Instagram, por exemplo, ela sempre aparecia olhando para ele, como que se certificando se estava fazendo conforme o combinado.
Desgaste
Em abril o G24h mostrou uma reportagem sobre o dossiê de denúncias da SEMAD. Nele aparece uma informação curiosa, e aqui fica o espaço para o esclarecimento da Secretária da Economia, Cristiane Schmidt. Segundo o relato, Vulcanis procurou Schimdt para solicitar um pagamento do governo anterior, de R$ 1 milhão de reais, ao Instituto Espinhaço, comandado por Luiz Cláudio, a secretária da Economia se recusou a pagar e isto gerou uma grande mal estar entre as duas no governo.
Com o passar do tempo, o poderoso “Bruxo”, como é conhecido Luiz Cláudio em Alto Paraíso/GO, operou 40 vezes mais do que esse valor.
Os vídeos e fotos destruídos por Andréa Vulcanis nas redes sociais serviriam como provas da denúncia. Ela, por sua vez, usa a desculpa esfarrapada de apagar as ações de Caiado das redes sociais da SEMAD por causa da campanha eleitoral, conforme nota ao jornal O Popular do último sábado (16). Mentira cabeluda. Fica a dica: “onde há fumaça, tem fogo”.