terça-feira , 5 novembro 2024
Utilidade Pública

Senador Canedo começa a implantar horário estendido em Unidades Básicas de Saúde

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Em Senador Canedo, a primeira unidade básica que vai receber a proposta é a São Sebastião, pois o local tem uma intensa procura da população e conta com três equipes completas.

O projeto viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território nacional. O objetivo principal do programa é oferecer ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturnos e de almoço.

O plano é ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal nos municípios e Distrito Federal. E além disso, colocar em prática o Plano de Contingência para as emergências, proposta pela Secretaria Municipal de Saúde com a finalidade de diminuir o fluxo de atendimento que chegam às unidades de Pronto Atendimento.

A superintendente de Atenção Primária, Mariley Gomes, relata que as equipes se organizaram para atender a população, de forma que os profissionais possam realizar os serviços. “Nós estamos preparados para prestar o auxílio que a população merece. Vamos continuar trabalhando com: curativos, vacinação, consultas médicas,  coleta de preventivo, entre outros, assim a população terá mais acesso aos serviços de saúde”, relata a superintendente.

O programa já está em andamento na UBS São Sebastião, o cidadão pode se dirigir a unidade das 7h às 19h, para consultar e realizar os serviços citados. É necessário ter em mãos o cartão do SUS e documento de identificação.