O jornal O Popular, desta quarta-feira (17), informou que a justiça recebeu uma denúncia do Ministério Público Federal contra o candidato a senador e presidente do PP, Alexandre Baldy, por contratação irregular de obras em 2018, quando comandava o Ministério das Cidades. A investigação apura contratos supostamente irregulares no programa Minha Casa Minha Vida, com despesa de R$ 1,43 bilhão.
Baldy teria sido alertado da indisponibilidade do caixa, conforme um parecer da Controladoria Geral da União (CGU), e mesmo assim realizou as contratações. Outras duas pessoas também foram denunciadas. Os três são acusados de assunção de obrigação e crime contra as finanças públicas.
Em nota ao O Popular a assessoria de Baldy considerou o parecer da CGU um “equívoco”.
Esta não é a primeira vez que o nome de Alexandre Baldy aparece em escândalos no Ministério. Em 2020 a Operação Dardanários, da Polícia Federal prendeu Baldy em São Paulo por suposto ‘conluio’ relacionado ao direcionamento de contratações, especialmente na área da Saúde. Na ocasião o juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou o bloqueio de mais de R$ 12 milhões de Baldy.
Há duas semanas o governador Ronaldo Caiado (UB) esteve na convenção do Partido Progressistas e em discurso fez elogios rasgados a ALexandre Baldy. Veja no Vídeo;