O Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE-GO) determinou na última terça-feira (16), o afastamento do prefeito e do vice-prefeito de Cachoeira Alta (GO), Rodrigo Miranda Mendonça e Eduardo Correa de Almeida.
O Ministério Público Eleitoral fez a denúncia e apresentou provas das práticas ilícitas por parte do prefeito durante as eleições.
A coligação utilizou o esquema de “caixa 2”, em nome de um dos “coordenadores” da campanha, senhor Valteir Dantas (peixinho), no estabelecimento conhecido como posto Vital. A justiça apurou “o esquema de distribuição desenfreada, ilegal e indiscriminada, por pelo menos 812 (oitocentos e doze) vezes de combustível em troca do apoio e votos dos eleitores”.
Em outro trecho da denúncia aparece a eleitora Gabriela, que recebeu R$ 600 em dinheiro, das mãos do próprio Rodrigo Mendonça, em troca do seu voto e do apoio político.
Cartão do Bem
Na onda das promessas de muitos candidatos nas últimas eleições municipais, de distribuir dinheiro em um “auxilio emergencial”, Rodrigo Mendonça veiculou em suas redes sociais, o projeto de campanha denominado “Cartão do Bem”, para atender famílias carentes da cidade, com a informação que referido cartão teria um crédito de R$ 200,00 e a população iria poder usar o valor para comprar itens de cesta básica.