Uma confusão no tapetão acabou com a suspensão do jogo Goiás X Corinthians neste sábado (15) na Serrinha. A partida estava marcada para às 19h, mas o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), mas nesta tarde veio a noticia da suspensão.
O motivo foi a polêmica nos bastidores sobre a presença de torcida da fiel no estádio da Serrinha.
O Tribunal de Justiça de Goiás seguiu uma recomendação do Ministério Público para que o jogo tivesse torcida única, a do Goiás. Porém a justiça comum não pode tomar decisão dentro da justiça desportiva. Em nota publicada, a diretoria do Corinthians pediu calma a seus torcedores e afirmou que ainda “sem a fiel o time não joga”, baseado na decisão do STJD. A decisão é assinada por Otávio Noronha, que diz preservar a ordem desportiva e o equilíbrio da competição.
Veja o trecho da decisão sobre o adiamento:
“A Constituição da República atribuiu à Justiça Desportiva a competência para dizer sobre as questões afetas à disciplina e à organização do Desporto, criando assim, à luz do que já afirmou o Eg. STF, a única hipótese de relativização do princípio da inafastabilidade do acesso imediato ao Judiciário, previsto no art. 5º da Carta Política (ADI 2.139 MC e ADI 2.160 MC voto do rel. p/ o ac. min. Marco Aurélio, j. 13-5-2009, P, DJE de 23-10-2009.)
A uma r. Decisão proferida pelo Poder Judiciário, não se pode entretanto, negar vigência.
Assim é que, determinado pela Justiça Comum, que a Torcida visitante não poderá, no jogo marcado para hoje, ingressar no Estádio, não cabe a esta Justiça Desportiva, determinar que o Goiás e a CBF ajam em desconformidade com a ordem judicial.
(…)
Diante do exposto, e em vista da decisão advinda da Justiça Comum, defiro o requerimento da requerente e determino a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians, válida pelo Campeonato Brasileiro 2022, designada para o dia de hoje, 15/10/2022.
Intime-se as partes.”