quarta-feira , 20 novembro 2024
Goiás

OAB-GO pede à Assembleia que rejeite a criação de 260 cargos comissionados no MP Estadual e no Tribunal de Justiça

Reportagem veiculada pelo Bom Dia Goiás, noticioso matinal da TV Anhanguera, traz a opinião da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás sobre as propostas, já aprovadas em primeira votação pela Assembleia Legislativa, de criação de cargos comissionados no MP Estadual e no Poder Judiciário.

“A criação de 127 cargos comissionados no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça do Estado não é ilegal nem inconstitucional, mas, no mínimo, desmoraliza duas instituições que sempre cobram a realização de concursos públicos no Estado”,começou dizendo o repórter William, ao entrevistar Otávio Forte, presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-GO.

Otávio Forte respondeu revelando que a Ordem enviou ofício à Assembleia Legislativa, para que não aprove em segunda votação os dois projetos, sob a justificativa de que “seria muito mais moral e ético, do ponto de vista da sociedade, que se realizasse concurso público para o preenchimento desses cargos”.

O presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB entende que o Supremo Tribunal Federal já deu indícios de que a criação de cargos comissionados, em exagero, é inconstitucional.

Ele conclui suas declarações dizendo que “cargos comissionados devem ser exceção e não a regra. A regra é o concurso público, é a seleção pelo mérito”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...