quarta-feira , 22 janeiro 2025
Luto

Luto no futebol goiano: morre João Carneiro, o Hailé do Vila

Graças a João Carneiro o Tigrão da Vila Famosa viveu momentos históricos no futebol goiano. Nas fases mais difíceis ele comparecia para assumir a presidência do clube, fosse executiva ou no conselho deliberativo.

Conheci seo João em 1997, quando trabalhava na Rádio Difusora de Goiânia, depois convivi quase que diariamente por volta de 1999 já na TV como setorista do tigrão pela Equipe do Mané.

Geralmente nas crises ele aparecia para segurar a barra. Lembro como se fosse hoje: João Carneiro chegava no final da tarde. Jota Risada repetia a frase ‘pro Vila tudo é mais difícil’, o cheiro de carne frita da cozinha tomava conta do ar na pracinha da concentração, a amiga Fatinha era ótima cozinheira. Riamos do Almir, que adorava pregar peças nos jogadores recém-chegados, de repente a Mercedes prata entrava no portão do Oba, “será que o bicho veio?”, o Delson já se posicionava na cara do gol para pedir o seu famoso ‘1 real’, “seo João dá 1 real?”. João Carneiro era impecável, bem vestido e perfumado. A turma sabia que vinha gorjetas recheadas.

Minha querida Joelma, mais conhecida como Nega Brechó, foi a maior admiradora, defensora, amiga e irmã de João Carneiro, sei que ela está chorando neste momento, aqui deixo um beijo no seu coração, amiga.

Fiz duas entrevistas históricas com João Carneiro. A primeira para o documentário “A Paixão é Vermelha”, que dirigi ao lado de Renato Dias, com filmagens de saudoso Eri de Melo e edição de Francisco Junior e Danival. Depois para meu livro ‘Vila – Uma Paixão’. João Carneiro era bom de bastidores.

Na minha época de repórter esportivo, rivalizava com Hailé Pinheiro do Goiás. Sempre tive na cabeça que os dois se misturavam em suas paixões, cada um por seu clube, rivais em campo, mas amigos fora. Anos dourados do futebol goiano. Está escrito na história como seo João atropelou o verdão e ajudou o tigre a conquistar o seu tão prezado tetracampeonato dos anos 70. Também como sofreu ao ver o Goiás triunfar tantas vezes! Bons tempos.

A nação colorada sofre a perda de um dos seus baluartes. João Carneiro morreu hoje (30) aos 87 anos de idade. Fica aqui nosso abraço fraterno aos amigos e familiares.

Cristiano Silva

Artigos relacionados

Luto

Luto na TV goiana: amigos e familiares dão adeus a Fábio Cunha, o Fabinho

Fabinho era o cara. Trabalhamos juntos na TV Brasil Central por 13...

Luto

Lágrimas do indiozinho: o adeus a Britvs, pai do Katteca

João Luiz Brito Oliveira, o Britvs, criou o Katteca em criado em...

Luto

Morre ex-primeira dama de Goiás Marilda Fontoura, mãe dos ex-prefeitos de Goianésia Jalles Fontoura e Otavinho Lage

Marilda Fontoura de Siqueira morreu, nesta terça-feira (04), aos 95 anos. Esposa...

Luto

Após queda em casa, baixista Canisso, dos Raimundos, morreu nesta segunda-feira aos 57 anos

O Baixista Canisso, dos Raimundos, sofreu uma queda em casa nesta segunda-feira...