sexta-feira , 10 janeiro 2025
Notícias

Marielle Franco teria sido assassinada por defender terreno para pobres; Mandante queria área para especulação imobiliária

A Polícia Federal está investigando se uma disputa por terras na Zona Oeste do Rio de Janeiro pode ter sido a motivação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) em março de 2018. Segundo informações obtidas em uma delação que aguarda validação pelo Superior Tribunal de Justiça, o ex-sargento da PM Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a parlamentar, forneceu detalhes que sustentam essa linha de investigação. Segundo o portal The Intercept Lessa teria apontado Domingos Brazão, Conselheiro do TCE-RJ, como mandante do crime.

De acordo com Lessa, Marielle teria se tornado alvo por defender a ocupação de terrenos por pessoas de baixa renda, processo que deveria ser acompanhado por órgãos como o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio (Iterj) e o Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria Pública do Rio. No entanto, o mandante do assassinato, apontado por Lessa, estaria buscando a regularização de um condomínio inteiro na região de Jacarepaguá sem respeitar o critério de área de interesse social, visando obter títulos de propriedade para especulação imobiliária.

A questão da regularização fundiária já havia sido mencionada na investigação inicial sobre a morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Na época, a parlamentar apoiava os moradores de Novo Palmares, em Vargem Pequena, na agilização da titularidade dos lotes. Apesar disso, a polícia não encontrou provas nesse sentido. A luta contra remoções e especulação imobiliária era uma das bandeiras de Marielle, que também se envolveu na questão da Vila Autódromo, alvo de desapropriações.

Artigos relacionados

Notícias

Prefeito eleito de Nerópolis larga na frente em busca de recursos para a cidade em Brasília

Audiência • O prefeito eleito de Nerópolis (GO), Dr. Luiz Alberto (Republicanos),...

Notícias

José Mendonça Neto será o juiz relator do recurso de inelegibilidade de Mabel e Caiado

Perto do fim O juiz substituto José Mendonça Neto será o relator...

Notícias

Piloto que morreu em queda do avião em Ubatuba era de Goiânia

Piloto goiano morreu na queda • Paulo Seghetto é o nome do...