O número de casos de dengue no país praticamente triplicou em 2024. Por que? A presidente do Sindicato dos Laboratórios e Bancos de Sangue de Goiás (SINDLABS-GO), Christine do Valle, explica que a condição climática contribuiu: “nessa época, em que temos chuva e sol no mesmo dia, a água empoçada proporciona o ambiente ideal para que o mosquito coloque suas larvas, que eclodem quando há exposição solar. É crucial cuidarmos de nossas casas e quintais para evitar esses focos”, ressaltou a biomédica.
Christiane também enfatizou a importância de estar atento aos sintomas da doença: “febre, dor de cabeça e dor no corpo são sintomas que podem ser confundidos com outras viroses, por isso é fundamental realizar o exame. Nossos filiados do Sindlabs-GO oferecem todos os exames necessários”, afirmou.
Vacina
A rede privada também oferece a vacina contra a dengue para pessoas entre 4 e 60 anos, que pode ser aplicada em pessoas que nunca tiveram dengue, ao contrário da vacina anterior, que era indicada apenas para quem já havia sido diagnosticado com a doença.
Já na rede pública, o Ministério da Saúde anunciou que iniciará a aplicação da vacina contra a dengue em 521 municípios de 16 Estados e no Distrito Federal a partir deste mês de fevereiro, com prioridade para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Veja mais no vídeo abaixo;