sexta-feira , 22 novembro 2024
Notícias

Proposta de regulamentação dos motoristas por aplicativo é alvo de críticas dos trabalhadores

O projeto, apresentado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (04), pretende reconhecer os motoristas como trabalhadores autônomos por plataforma. Isso significa que eles serão enquadrados em uma nova categoria de trabalho e passarão a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, o projeto estipula um valor mínimo que os motoristas devem receber por hora trabalhada. O governo assegura que eles receberão aproximadamente 24 reais por hora de trabalho efetivo. A proposta também estabelece uma jornada de trabalho para esses profissionais de no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas por aplicativo.

As empresas de aplicativos, por sua vez, serão responsáveis por encaminhar 20% de contribuição ao INSS, enquanto os motoristas pagarão os 7,5% restantes. Isso assegura o acesso da categoria a benefícios como o Auxílio Maternidade, para as mulheres, e a previdência social. O projeto agora segue para análise dos deputados e senadores, que têm 45 dias para votar a proposta.

Enquanto isso, os motoristas questionam se a proposta será benéfica. Para Brás Cardoso, que trabalha na área há 2 anos, a garantia que o INSS traz em casos de acidentes é importante, mas é preciso levar em conta as tarifas da viagem e os preços para os clientes e condutores. Já Willer Matheus acredita que, caso a regulamentação funcione em prol do motorista, será uma boa mudança. Veja o vídeo:

Artigos relacionados

Notícias

Bolsonaro ataca ministro Alexandre de Moraes após ser indiciado por tentativa de golpe

Reação Após ser indiciado nesta quinta-feira (21) pelos crimes de tentativa de...

Notícias

Polícia Federal indicia um padre no inquérito sobre tentativa de golpe de estado

Indiciamento • A Polícia Federal (PF) incluiu o padre José Eduardo de...

Notícias

Bolsonaro indiciado: ex-presidente pode pegar 12 anos de cadeia por golpe de estado e organização criminosa

Indiciamento • A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e...