quarta-feira , 21 maio 2025
Notícias

Proposta de regulamentação dos motoristas por aplicativo é alvo de críticas dos trabalhadores

O projeto, apresentado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (04), pretende reconhecer os motoristas como trabalhadores autônomos por plataforma. Isso significa que eles serão enquadrados em uma nova categoria de trabalho e passarão a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, o projeto estipula um valor mínimo que os motoristas devem receber por hora trabalhada. O governo assegura que eles receberão aproximadamente 24 reais por hora de trabalho efetivo. A proposta também estabelece uma jornada de trabalho para esses profissionais de no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas por aplicativo.

As empresas de aplicativos, por sua vez, serão responsáveis por encaminhar 20% de contribuição ao INSS, enquanto os motoristas pagarão os 7,5% restantes. Isso assegura o acesso da categoria a benefícios como o Auxílio Maternidade, para as mulheres, e a previdência social. O projeto agora segue para análise dos deputados e senadores, que têm 45 dias para votar a proposta.

Enquanto isso, os motoristas questionam se a proposta será benéfica. Para Brás Cardoso, que trabalha na área há 2 anos, a garantia que o INSS traz em casos de acidentes é importante, mas é preciso levar em conta as tarifas da viagem e os preços para os clientes e condutores. Já Willer Matheus acredita que, caso a regulamentação funcione em prol do motorista, será uma boa mudança. Veja o vídeo:

Artigos relacionados

Notícias

Pablo Marçal vira réu por expedição arriscada no Pico dos Marins

• Risco coletivo A Justiça de São Paulo aceitou denúncia do Ministério...

Notícias

Preso nesta terça, procurador da Alego integrava esquema judicial

• Esquema judicial O procurador da Assembleia Legislativa de Goiás, Cristiano Oliveira...

Notícias

Sogros de deputado do Paraná morrem após acidente em Goiás

Colisão  Os sogros do deputado estadual do Paraná, Requião Filho, morreram após...

Notícias

Mais de 5 milhões podem perder título de eleitor, alerta TSE

• Títulos cancelados O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de...