Fato
- O delegado Francisco Lipari que é o titular da Delegacia Estadual de Combate a Corrupção (Deccor), concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (21) detalhando o andamento da operação que investiga fraudes em licitações em órgãos da prefeitura de Goiânia.
Investigação
- Segundo o delegado, as investigações começaram em maio do ano passado após a Deccor receber uma notícia crime.
- Os contratos de licitações passaram por análises que verificaram um alinhamento de duas empresas de materiais de construção e massa asfáltica oferecendo lances reduzidos para vencer a concorrência. Os valores ofertados não cobriam nem mesmo os possíveis custos que as empresas teriam de arcar.
- Após a vitória nas licitações, as investigações apontam que havia uma aditivação dos contratos, com o aumento do prazo de serviço, nos valores pagos pela prefeitura entre outras vantagens.
Funcionários públicos envolvidos
- As investigações também apontam que funcionários do alto escalão da Prefeitura de Goiânia estariam envolvidos no favorecimento as empresas que venceram as licitações.
- Um dos investigados é o ex-presidente da Comurg e o atual secretário da Seinfra, Denes Pereira Alves. Segundo Francisco Lipari, em sua gestão, os contratos tiveram um aumento exponencial.
O que sabemos é que após a assunção do secretário (Denes Pereira) aos cargos de de secretário de administração e secretário municipal de infraestrutura, o valor desses contratos aumentou exponencialmente, saltou praticamente em 1000% de valor enviado para essas empresa.