quarta-feira , 22 janeiro 2025
Notícias

(UOL) Reinaldo Azevedo: Israel não está só. Restam-lhe ainda Tarcísio e Caiado, do Findomundistão!

Reinaldo Azevedo escreveu um artigo no site UOL sobre a desastrosa viagem de Caiado a Israel. Veja alguns trechos (picantes):

A revista inglesa “The Economist” crava: Israel está sozinho. Alguns aqui no Brasil poderiam julgar um exagero. Afinal, Benyamin Netanyahu ainda tem Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil), governadores, respectivamente, de São Paulo e Goiás.

Enquanto os dois se dedicam a mesuras e a rapapés a Netanyahu, este dá curso à carnificina, reprovada por todo o mundo. E, como é sabido, Jair Bolsonaro só não está lá também, a sentir o cheiro da carne queimada das mulheres e crianças palestinas, porque seu passaporte está retido. Não é difícil compreender por que os dois hipotecam a solidariedade a um governo em cuja gestão houve o assassinato brutal de 1.200 pessoas. O que não se explica é por que 32 mil mortes não os comovem.

Não será já, talvez nem amanhã, mas fiquem certos: essa visita da dupla a Israel entrará para a história das nossas (dos brasileiros) infâmias. Caiado chegou a pedir desculpas pela fala de Lula, em nome do povo brasileiro, como se tivesse legitimidade para fazê-lo. Aquele a quem chamam “Bibi” anuncia ao mundo que ainda não desistiu da incursão terrestre contra Rafah.

Tarcísio e Caiado poderiam pedir ingresso para ver de perto como é que se estouram com balas o crânio ou abdômen de criancinhas. E depois dariam uma entrevista coletiva para repetir o mantra do carniceiro de Tel Aviv: “É que os terroristas do Hamas as usavam como escudos.”