domingo , 28 abril 2024
EleiçõesGoiás

Onda de notícias sem fundamento invade Goiás e ignora que quem mudar de partido vai perder o mandato

A proximidade da data fatal para a filiação partidária definitiva de quem deseja concorrer nas eleições do ano que vem tem gerado uma boataria absolutamente sem sentido em Goiás.

Um exemplo é a notícia, divulgada em primeira mão pelo impagável Caio Salgado, interino da coluna Giro, de O Popular, informando que a senadora Lúcia Vânia pode deixar o PSDB e se filiar ao PPS para disputar o Governo de Goiás em 2014.

Caio deu o “furo”, mas se esqueceu de um detalhe prosaico: parlamentar que muda de partido simplesmente perde o mandato, pela legislação atual.

E isso ocorre no prazo médio de 9 meses. Em Goiás, Flávia Morais mudou de partido e, 9 meses depois, estava cassada pela Justiça Eleitoral. O vereador doutor Gian também mudou de partido e 9 meses depois igualmente estava cassado pelo TRE.

Assim, se Lúcia Vânia quiser deixar o PSDB e se filiar ao PPS, ela só teria uma alternativa na eleição do ano que vem: ou vence ou perde 4 anos de mandato, porque, mudando de partido agora, daqui a 9 meses – prazo para que o processo chegue ao fim na Justiça Eleitoral – ela estaria com o seu mandato de senadora cassado.

Vai ter coragem de mudar?

O blog 24 Horas duvida.