terça-feira , 17 junho 2025
Notícias

Geral PM-SP determina que câmeras devem ser acionadas em todas as ocorrências

Fato

• A Polícia Militar (PM) de São Paulo editou uma portaria que determina que as câmeras corporais devem ser acionadas em todas as ocorrências e abordagens. A corporação lançou em maio um edital para aquisição de novos equipamentos de gravação para serem usados nas fardas dos policiais.

Monitoramento

• Com a aquisição, o número de câmeras deve passar de pouco mais de 10 mil para 12 mil. Entretanto, o edital traz diversas mudanças no sistema de monitoramento. Entre as principais alterações, está que as câmeras não gravarão mais ininterruptamente toda a jornada de trabalho do policial, precisando serem acionadas pelo próprio agente ou de forma remota pelo comando da PM.

Mudanças

• O tempo que as imagens ficam armazenadas caiu para 30 dias, sendo que atualmente os vídeos ficam guardados por pelo menos três meses. Esse prazo pode chegar a um ano nos casos em que o policial, ao entrar em situação de tensão, aciona o modo que aumenta a qualidade de gravação.

• As mudanças no modelo de monitoramento foram criticadas por especialistas e entidades de defesa dos direitos humanos. “Ao extinguir a funcionalidade de gravação ininterrupta o governo do Estado de São Paulo está comprometendo os resultados do programa e desperdiçando recursos públicos”, afirma a nota assinada pelo Instituto Vladimir Herzog, pela Conectas Direitos Humanos e Pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre outras organizações.

Artigos relacionados

Notícias

Israel ataca sede de TV estatal do Irã e Teerã reage com alerta a canais israelenses

• Ofensiva O Exército de Israel confirmou, nesta segunda-feira (16), que bombardeou...

Notícias

Vice-prefeita Cláudia Lira deixa Israel e aguarda resgate na Arábia Saudita junto a comitiva brasileira

Retorno A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante), deixou Israel junto à...

Notícias

Empregada doméstica furta mais de R$ 500 mil de patrões em Goiânia para apostar em jogo do tigrinho

Vício • Uma empregada doméstica de 33 anos foi presa em flagrante...