Fato
- O vereador de Caldas Novas, Cláudio José da Costa, mais conhecido como Claudinho, foi preso em operação do Ministério Público contra corrupção envolvendo impostos municipais. Além do parlamentar, que é braço direito do prefeito Kleber Marra, a esposa dele também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Trata-se de Mayara Rodrigues da Cinha, diretora do departamento de arrecadação municipal, setor em que as fraudes aconteciam.
Esquema generalizado de corrupção
- De acordo com informações do Ministério Público, o vereador e a diretora do departamento de arrecadação integravam um grande esquema generalizado de corrupção. Além deles, há também o envolvimento de outros servidores públicos de Caldas Novas, além de empresários do ramo de imobiliário.
Como funcionava
- Conforme o MP, o esquema consistia na adulteração de guias de recolhimento de impostos municipais de Caldas Novas. Segundo as investigações, o vereador Claudio indicavas pessoas interessadas em fazer o parcelamento de impostos de forma ilegal. O parlamentar também intercedia para que fiscais de edificações e posturas reduzissem os valores de avaliação e do imposto incidente nos imóveis vendidos/adquiridos pelo vereador.
- A namorada do vereador autorizava e facilitava as adulterações dos tributos para obtenção de vantagens pessoais indevidas.
Presos
- Além de Claudinho e Mikael Nunes, foram cumpridos mandados de busca e apreensão para as seguintes pessoas: Feliphe Eduardo, Ricardo Abdalla, Welliton Coelho e Vitor Hugo Barbalho. Um terceiro investigado foi preso por porte ilegal de arma de fogo.