Fato
- O poeta carioca Antônio Cícero, irmão da cantora Marina Lima, morreu aos 79 anos, nesta quarta-feira (23/10). Ele sofria de Alzheimer e preferiu morrer, optando pela morte assistida. O procedimento foi realizado na Suíça, onde é legalizado. O escritor deverá ser cremado hoje.
Carta
- Antônio Cícero era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Antes de morrer, ele deixou uma carta de despedida na qual explica sua decisão.
-
“Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. Como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!”, diz trecho do escrito.
Morte assistida
- O suicídio assistido é um procedimento legalizado na Suíça. Nele, uma equipe médica fornece o medicamento, mas é o próprio paciente quem aplica a dose fatal. O procedimento é diferente da eutanásia, que é quando a equipe médica aplica a dose fatal no paciente. Ambos os casos são proibidos no Brasil.
Um poema
Adoro esse olhar blasé
que não só já viu quase tudo
mas acha tudo tão déjà-vu mesmo antes de ver.