segunda-feira , 23 dezembro 2024
Notícias

O que diz a lei sobre os supostos crimes praticados por Caiado e Sandro Mabel?

Denúncia

• A Justiça eleitoral decidiu investigar Caiado e Mabel após oferecimento de cestas básicas em troca de votos em Goiânia. Provas foram enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que agora vai apurar os fatos, até porque trata-se de exploração da fome como moeda de troca na política.

O sistema

• Caiado usa a máquina pública descaradamente para tentar derrotar Jair Bolsonaro neste segundo turno e rachar a direita de vez. Em Aparecida escalou a ‘minha puliça’ no jaguncismo eleitoral contra o candidato professor Alcides (PL) e em Goiânia decretou a mudança de um feriado prolongado para forçar servidores públicos a não viajarem no final de semana das eleições.

O sistema criado por ele envolve muito dinheiro, imprensa e chibata. Feito louco, o próprio Caiado tem ido as ruas em carro de som para difamar o candidato bolsonarista, Fred Rodrigues (PL). Nunca um governador se rebaixou tanto. Nunca ‘bumbum’ palaciano ficou tão de fora, e ser der bobeira será ‘ferro na boneca’.

O que diz a lei

• Sobre os supostos crimes praticados por Caiado e Mabel a lei de Inelegibilidade (64/90) diz que o candidato e vice poderão perder os mandatos se forem eleitos e ficarem inelegíveis por 8 anos.

• Um caso recente e similar foi em Bom Jardim de Goiás, onde o prefeito Odair do Odélio e seu vice, Manoel Oliveira Souza, foram punidos a inelegibilidade pelo mesmo crime eleitoral de Caiado e Mabel.

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil