sexta-feira , 9 maio 2025
Notícias

Governo recua e revoga norma de monitoramento do Pix após repercussão negativa

Decisão

• O secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) a revogação da norma sobre monitoramento das movimentações financeiras via Pix, após forte repercussão negativa e disseminação de fake news.

• Em coletiva, o secretário destacou que o ato foi distorcido, causando pânico entre a população, e que será substituído por nova medida a ser discutida no Congresso.

Medida provisória

• O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo editará uma medida provisória (MP) para garantir a gratuidade e o sigilo das operações realizadas pelo Pix, equiparando-o ao pagamento em dinheiro.

• Haddad reforçou que a MP também vedará cobranças diferenciadas entre transações em dinheiro vivo e por Pix, reafirmando o compromisso com a transparência e a confiança no sistema.

Polêmica

• A norma original previa que movimentações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas seriam notificadas à Receita, incluindo transações realizadas por fintechs, expandindo o monitoramento para essas instituições.

• Apesar de a Receita Federal garantir que a medida visava combater grandes sonegadores, a disseminação de desinformação gerou temor de que trabalhadores informais e pequenos empreendedores fossem prejudicados.

 

Artigos relacionados

Notícias

Senado ‘coloca pé no freio’ do projeto que amplia número de deputados federais

Apoio incerto Senadores da cúpula e líderes partidários indicam que o projeto...

Notícias

Filho de capitão é baleado após tentar jogar carro contra viatura da PM em Anápolis

Perseguição Um homem de 29 anos, identificado como filho de um capitão,...

Notícias

Procurador da Câmara de Goiânia pede demissão após acusação de ameaça com arma por causa de vaga de estacionamento

Não resistiu • Kowalsky Ribeiro, procurador-geral da Câmara Municipal de Goiânia, pediu...