quarta-feira , 20 novembro 2024
Goiás

Alô Lisandro: abre o olho, 11 anos de administração do PT na Cultura deixaram a Cinemateca sucateada

O que, à primeira vista, pode parecer uma grande conquista para Goiás – a indicação do professor Lisandro Nogueira para comandar a Cinemateca Brasileira – pode no final das contas acabar em uma grande decepção.

É que, após 11 anos de gestão do PT, o Ministério da Cultura deixou a Cinemateca em frangalhos. A entidade, hoje, está simplesmente falida.

A situação da Cinemateca é gravíssima. No mês passado foi realizado um ato público, em São Paulo, em favor da reconstrução do órgão. Diretores, produtores, fotógrafos, técnicos cinematográficos, pesquisadores, críticos, curadores, funcionários e ex-funcionários da instituição, professores e estudantes de audiovisual, amantes do cinema foram para as ruas protestar contra a destruição da Cinemateca, que teve a sua equipe técnica desmantelada e hoje não dispõe de condições mínimas para preservar o importante acervo que está sob a sua guarda: 200 mil rolos de filmes, além de uma quantidade inacreditável de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Esse patrimônio, valioso, encontra-se em processo de deterioração.

É essa situação desesperadora que Lisandro Nogueira vai encontrar, quando assumir a Cinemateca – completamente desmontanda pelas gestões do PT no Ministério da Cultura.

Abre o olho, Lisandro!

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...