Veja matéria do site da CUT, de Rondônia
Casos de trabalhadores do JBS Friboi contaminados por brucelose em Rondônia é denunciado ao Ministério Público do Trabalho
Há denúncias de que outros trabalhadores acometidos pela doença teriam sidos demitidos
O Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES) encaminhará ao Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta terça-feira (1), denúncia de vários casos de contaminação de trabalhadores por brucelose, doença típica de animais bovinos, do frigorífico JBS Friboi de São Miguel do Guaporé, a 519 km de Porto Velho, capital do estado.
Os casos foram identificados pelo Conselho Municipal de Saúde daquela cidade e confirmados por depoimentos, laudos médicos e laboratorial. As informações iniciais dão conta que existiria atualmente ao menos seis casos diagnosticados.
Há denúncias de que outros trabalhadores acometidos pela doença teriam sidos demitidos, o que levou o CES a solicitar que sejam realizados exames nos funcionários que foram demitidos nos últimos seis meses. Além do MPT, a denúncia foi encaminhada ao Centro de Referência de Saúde de Trabalho (CEREST) e à Agência de Vigilância Sanitária (AGENVISA). Outro fato denunciado é que os trabalhadores não estariam recebendo adicional de insalubridade, apesar de estarem submetidos a ambiente insalubre e sob constante risco de contaminação.
O CES requer do MPT, através do procurador do trabalho Bernardo Mata Schuch, a instauração de procedimento para investigar as denúncias e apurar responsabilidades; bem como, para assegurar os direitos dos trabalhadores infectados. Além disso, o caso serve de alerta sobre a qualidade da carne que está sendo oferecida à população, sendo necessário comprovar se estão sendo tomadas as medidas preventivas necessárias; essa fiscalização compete, especialmente, à AGENVISA. “Vamos acompanhar junto aos órgãos competentes todo processo de apuração”. Afirma o presidente do CES, Raimundo Nonato Soares.