segunda-feira , 10 fevereiro 2025
EleiçõesGoiás

Fabiana diz em artigo que chegada de Marina pouco influencia na terceira via local e lembra que filiação de Alcides não empolgou

No artigo desta segunda-feira em O Popular, Fabiana Pulcineli usa o espaço Cena Política para analisar as novas configurações da política local. Ela acha que a filiação de Marina Silva não fortalece tanto a terceira via comandada por Vanderlan Cardoso e Ronaldo Caiado. Fabiana também diminui a importância da chegada de Alcides ao PSB.

Veja o artigo de Fabiana na íntegra:

Mais pé no chão

A surpreendente filiação da ex-senadora Marina Silva ao PSB tem grande impacto no cenário para 2014 em nível nacional, afeta os planos do PSDB e do PT e fortalece a terceira via na disputa ao Palácio do Planalto, mas não vale o entusiasmo para os aliados em nível estadual, liderados pelo ex-prefeito Vanderlan Cardoso, presidente goiano do PSB e pré-candidato a governador. Estes ainda têm muitos desafios a enfrentar para ganharem força para as eleições do ano que vem.

É claro que um projeto fortalecido ao Planalto reforça o palanque nos Estados e dá respaldo para as articulações locais, mas na história política recente o cenário nacional não tem tido peso decisivo nas eleições em Goiás.

Além disso, ao fim do prazo para as filiações de pré-candidatos em 2014 (que terminou sábado), PSB e DEM em Goiás, os dois principais partidos da chamada terceira via, não conquistaram adesões que agregassem musculatura ao projeto do grupo.

A filiação mais comemorada foi do ex-governador Alcides Rodrigues (ex-PP), que deixou o governo em 2010 com baixa aprovação popular, que se desgastou ainda mais com os ataques de seu sucessor e desapareceu do cenário político, sem participar da oposição e sem colaborar com a construção de uma proposta política alternativa ao Estado.

O discreto evento de sua filiação, esvaziado e sem a presença de lideranças importantes do Estado, retrata o peso da entrada de Alcides, tido como possível candidato a vice na chapa de Vanderlan. Ao POPULAR, o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo disse, durante o evento de filiação de Marina Silva, em Brasília, no sábado, que o partido receberia “lideranças influentes” do grupo da ex-senadora para ajudar no projeto da terceira via.

E quem chegou à legenda? O vereador de Goiânia Elias Vaz, além de outros nomes sem expressão. Vão ajudar no projeto com Alcides Rodrigues e Ronaldo Caiado, deputado federal e presidente estadual do DEM, numa salada de tendências e ideologias que dificulta ainda mais a elaboração de um projeto consistente e convincente.

O DEM perdeu um deputado estadual, José Vitti (agora PSDB), e teve dificuldades em conseguir filiações. Segue enfraquecido no Estado. Além disso, Caiado parece cada vez mais isolado na sigla ao insistir com um projeto alternativo. Por conta de suas movimentações e do uso da estrutura do governo no esforço para melhorar sua imagem, o governador Marconi Perillo (PSDB) ainda conta com o apoio de grande parte dos democratas.

O PSB também não segurou boa parcela de sua base no interior, que seguiu o empresário Júnior do Friboi para o PMDB. O PDT, que antes mostrava aproximação com o grupo, já não está tão convicto da aliança. Nos bastidores, há informações de que lideranças do partido mantêm contato com aliados do governo.

A terceira via ainda não conseguiu mostrar uma oposição eficiente nem construir um projeto que represente a modernidade de que tanto falam. Criticam a situação da Celg, mas não apontam como resolver o problema, a não ser lamentando o acordo que não foi feito na gestão de Alcides, com atuação contrária de Marconi na época.Criticam a contratação de empréstimos pelo governo, mas não indicam alternativa à busca de recursos para investimentos. Criticam os altos gastos do Estado com shows, mas não justificam os eventos realizados na gestão do próprio Vanderlan em Senador Canedo ou de aliados.

A terceira via enfrenta ainda a falta de estrutura e pouco tempo de televisão para a campanha. Em 2010, Vanderlan teve a máquina do governo. Não tem mais. Ao discursar na filiação de Alcides, Vanderlan afirmou que o grupo, do qual também faz parte o PRP do ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga, “está muito forte”. “A imprensa nos chama de terceira via, mas vejo que, na verdade, somos a primeira, dada a expressão política de nossos companheiros”, disse o empresário.

É bom economizar no deslumbramento, acelerar os trabalhos e repensar as estratégias. Afinal, o grupo está longe de representar um “soco no fígado” dos governistas, para usar a expressão do ex-presidente Lula da Silva ao ser informado do acordo entre Marina e Eduardo Campos. Não adiantará tentar surfar na onda da terceira via no cenário nacional.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...