• O inimigo do funcionalismo
O governador Ronaldo Caiado mais uma vez confirma sua posição hostil diante do funcionalismo público goiano.
Depois de rasgar um acordo firmado com a Polícia Civil no início do ano, agora parte para o ataque judicial ao protocolar uma ADPF no Supremo Tribunal Federal contra decisões que garantem o pagamento da data-base de servidores públicos do Estado.
São 13 sentenças favoráveis a 11 entidades sindicais que representam categorias diversas.
Caiado trata esses sindicatos como se fossem inimigos do Estado, quando, na verdade, são a espinha dorsal do serviço público.
• Ofensiva contra o direito adquirido
Na prática, Caiado tenta anular o reconhecimento de dívidas legítimas que o Estado tem com seus servidores. O valor ultrapassa R$ 515 milhões.
Caiado quer transformar o Supremo em trincheira para oficializar o calote. Alega precedente de 2019 envolvendo o Mato Grosso, como se a realidade fosse a mesma — e como se a jurisprudência pudesse ser moldada conforme conveniência política e financeira.
A manobra é reveladora: em vez de diálogo, judicialização; em vez de valorização, ataque sistemático aos que sustentam o funcionamento do Estado. Uma postura que confirma o que os servidores já sabem: Caiado governa contra eles.
Cristiano Silva
Editor