sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Após recolhimento de manequins, vereador Tião Peixoto quer pausa nas autuações da Prefeitura contra comerciantes em Goiânia

Pedido

• O vereador Sebastião Peixoto (PSDB) apresentou um requerimento para suspender, por 120 dias, a aplicação de novas exigências do Código de Posturas de Goiânia. A medida busca proteger comerciantes e prestadores de serviço que já operavam sob as normas antigas e estão sendo penalizados sem tempo hábil para se adaptar.

Impacto imediato

• Empreendedores da Região da 44 vêm sendo alvo de fiscalização intensa, com recolhimento de manequins e mostruários posicionados na porta das lojas, prática comum no setor.

• Comerciantes de mercados municipais também estão sendo autuados por expor produtos nas entradas dos estabelecimentos, o que ameaça diretamente suas vendas e subsistência.

Normas polêmicas

• A Prefeitura lançou uma cartilha com novas exigências para pit-dogs e estabelecimentos similares em áreas públicas, ampliando as restrições para uso do espaço urbano.

Risco à economia

• Peixoto alerta que a rigidez das novas normas, sem transição ou diálogo, pode levar ao fechamento de negócios consolidados, aumento do desemprego e queda na arrecadação municipal.

• Ele defende a suspensão das sanções e autuações como medida de segurança jurídica, para evitar uma onda de judicializações e garantir que empresários tenham tempo para se adequar às novas regras.

Respeito ao Legislativo

• O vereador também argumenta que a suspensão temporária respeita a autonomia da Câmara Municipal e representa uma sinalização do Executivo em favor do diálogo e da sensibilidade econômica.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...