sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Covid-19: Ministério da Saúde confirma 8 casos da variante XFG, Ceará e SP são os primeiros estados

Vigilância

• O Ministério da Saúde confirmou os primeiros oito casos da variante XFG da Covid-19 no Brasil – seis no Ceará e dois em São Paulo. A nova cepa, classificada pela OMS como “sob monitoramento”, já foi detectada em 38 países.

Características da XFG

• Derivada da Ômicron, a variante apresenta mutações genéticas que podem aumentar sua transmissibilidade.

• Ainda não há registros de mortes associadas, mas a OMS alerta para seu rápido avanço: nas Américas, a presença da XFG saltou de 7,8% para 26,5% em semanas.

Sintomas atípicos

• Diferente das primeiras linhagens, a XFG causa sintomas semelhantes aos da gripe: coriza, tosse e dor de garganta.

• Pacientes também relatam insônia e ansiedade – efeitos antes associados à subvariante JN.1.

• Febre, antes comum, agora é rara em casos leves.

Risco controlado

• A OMS mantém o risco global como “baixo”, mas destaca a necessidade de monitoramento contínuo.

• No Sudeste Asiático, a XFG já é dominante em algumas regiões.

Estratégia

• O Ministério da Saúde reforça que a vacinação segue sendo a principal arma: em 2025, o Brasil distribuiu 14,2 milhões de doses.

• Desde 2024, a vacina contra Covid-19 integra o calendário nacional para grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos).

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...