sábado , 16 novembro 2024
Goiás

Iris perseguiu Mauro Borges e tentou destruir politicamente o ex-governador

Iris finalmente saiu em defesa dos vereadores Paulo Borges e Wellington Peixoto

Internado em estado grave no Hospital Anis Rassi, o ex-governador Mauro Borges, 93 anos, foi uma das vítimas políticas do ex-prefeito Iris Rezende, que moveu uma perseguição implacável ao filho de Pedro Ludovico Teixeira.

Iris e Mauro foram aliados políticos no PMDB. O ex-governador abriu mão de ser candidato ao Palácio das Esmeraldas, na primeira eleição direta na ditadura, para apoiar Iris. Mauro virou senador.

O troco do irismo veio rápido. Eleito, Iris fechou as portas do governo para Mauro Borges e perseguiu seus aliados. Mauro rompeu com o governo em 1984 e fez graves denúncias de corrupção na administração do PMDB.

Bem ao seu estilo autoritário e coronelístico, Iris abriu guerra a Mauro Borges. Assim como faria mais tarde a Henrique Santillo, outro ex-aliado.

Em 1986, o senador candidatou-se ao governo, liderando a frente de oposição ao irismo. Perdeu para Henrique Santillo, mas o então ministro Iris (Agricultura) fez de tudo para derrotar Mauro.

Em 1990, Mauro quase perde a eleição para deputado federal em função do cerco comandado pelo irismo, que invadiu suas bases eleitorais.

Derrotado em 94, Mauro caiu no ostracismo e só voltou a receber as glórias que merece com a vitória de Marconi Perillo em 1998. O governo tucano resgatou a história do ex-governador, lhe rendendo várias homenagens.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...