• Ação da PF
A Polícia Federal indiciou nesta quarta-feira (20) o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta atuação do parlamentar nos Estados Unidos para articular sanções contra autoridades brasileiras.
A apuração foi aberta em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que conduz os principais processos envolvendo o ex-presidente, como os inquéritos da trama golpista, das fake news e das milícias digitais.
• Investigação
A Procuradoria-Geral da República apontou indícios de crimes como obstrução de Justiça, coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito.
O indiciamento agora será analisado pela PGR, que decidirá se apresenta denúncia formal contra Bolsonaro e seu filho. Moraes já havia determinado medidas cautelares, incluindo o bloqueio de contas de Eduardo e sua esposa, Heloísa, que vivem nos EUA desde março.
• Eduardo Bolsonaro
A situação do deputado também se complica no Congresso: seu afastamento terminou em julho, e ele já acumula faltas. Caso continue ausente, poderá atingir em novembro o limite que leva à cassação de mandato — embora o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalize que só deve contabilizar as ausências em 2026.

















