Política
• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição a Márcio Macêdo (PT). A mudança, que vinha sendo discutida há meses, será oficializada no Diário Oficial da União nesta terça (21).
A mudança
• O anúncio foi feito após reunião de Lula com Boulos, Macêdo e ministros do núcleo político — Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).
• Nas redes sociais, Lula agradeceu a Macêdo “pelo trabalho realizado na ampliação da participação social” e disse que Boulos chega para fortalecer esse diálogo.
• O novo ministro passa a ocupar um cargo estratégico no Palácio do Planalto, responsável pela interlocução com movimentos sociais e lideranças populares.
Contexto
• A escolha de Boulos reforça o alinhamento entre o governo e o PSOL, além de ter impacto eleitoral mirando as eleições de 2026.
• A presença do líder do MTST na Esplanada é vista como tentativa de Lula de consolidar apoio da base progressista e de setores urbanos ligados à esquerda.
• Boulos já havia sinalizado disposição para integrar o governo em maio, quando foi sondado pelo presidente.
Quem é Guilherme Boulos
• Nascido em São Paulo, Boulos tem 43 anos, é formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria pela USP.
• Foi o deputado federal mais votado de São Paulo em 2022, com mais de 1 milhão de votos.
• Militante do MTST, foi candidato à Presidência em 2018 e disputou duas vezes a Prefeitura de São Paulo, chegando ao segundo turno em ambas.

















