sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Prefeito “tiktoker” de Sorocaba é afastado por 180 dias em nova fase da Operação Copia e Cola

• Decisão

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), nesta quinta-feira (6).

O afastamento ocorreu durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que investiga irregularidades em contratos da Saúde no município. O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumiu interinamente a prefeitura.

• Operação e prisões

De acordo com a PF, duas pessoas foram presas nesta fase da operação, entre elas o empresário Marco Silva Mott, amigo pessoal do prefeito e suspeito de atuar como lobista e operador financeiro de um esquema de lavagem de dinheiro em contratos da administração municipal.

Ainda não há confirmação se Manga foi diretamente alvo de busca e apreensão.

• “Tiktoker” sob pressão

Rodrigo Manga, que ganhou notoriedade nas redes sociais por seus vídeos descontraídos e ações populistas — o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker” —, agora enfrenta o maior abalo político de seu mandato.

A Câmara Municipal de Sorocaba foi notificada oficialmente da decisão e deve acompanhar as investigações que podem resultar em um processo de cassação definitiva.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...