sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Caiado tenta empurrar “terrorismo” no PL Antifacção e é barrado na Câmara; proposta expõe uso político da segurança pública

• Piada

A articulação do governador Ronaldo Caiado para equiparar organizações criminosas ao terrorismo — movimento que ele vem fazendo em Brasília enquanto abandona a administração do Estado — foi barrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).

Segundo fonte ouvida nos bastidores, o pedido levado pelo grupo de Caiado foi recebido com forte resistência. A preocupação central era óbvia: classificar facções como terroristas abriria margem para ingerência internacional e criaria um problema diplomático desnecessário.

• O uso político da segurança

A votação do chamado PL Antifacção começou nesta terça-feira (18). Mas, em vez de debater o texto com seriedade, governadores que não conseguiram controlar o crime organizado em seus próprios estados tentam transformar o tema em disputa política contra o governo federal.

O caso é emblemático em Goiás. Embora o crime organizado tenha se expandido nos últimos anos — com laboratórios, usinas e redes de combustíveis investigadas — Caiado tenta empurrar a responsabilidade para Brasília enquanto busca capital eleitoral como pré-candidato à Presidência.

• Interesses do União Brasil

A proposta de equiparar facções a terrorismo foi apresentada pelo deputado Danilo Forte (União Brasil–CE), aliado político de Caiado.

O projeto foi acelerado na pauta da CCJ após a megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos.

Segundo interlocutores, o governo Caiado pressiona pela tese para criar desgaste ao presidente Lula e reforçar o discurso de enfrentamento — ainda que a atribuição constitucional do combate diário ao crime esteja nos estados.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...