segunda-feira , 27 janeiro 2025
Goiás

O Globo: considerado “demônio” do agronegócio, Caiado tem um lado B como médico cirurgião

Em O Globo, a informação é de que, transformado em “demônio” do agronegócio desde que surgiu no cenário político nacional nos anos 80, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), voltou às manchetes após a ex-senadora Marina Silva praticamente o expulsar da coligação Rede/PSB , afirmando que ele é “inimigo histórico” de trabalhadores rurais e ambientalistas.

Na Câmara, o ex-presidente da UDR é da tropa de choque que tenta derrubar propostas de defesa ambiental e movimentos de sem-terra. Mas Caiado tem um “lado B”: é considerado até por adversários políticos um cirurgião de coluna vertebral brilhante. Com técnicas que aprendeu no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, trata lavradores e líderes rurais feridos em conflitos. Em sua lista de pacientes, há deputados como Milton Temer, ex-PT e hoje dirigente do PSOL, e Miro Teixeira (PROS-RJ).

Reportagem lembra que , Caiado ajudou a salvar a vida do então dirigente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás, Edmundo Galdino, ferido à bala num conflito na região do Bico do Papagaio (TO). Foi operado com a orientação de Caiado e se salvou.

Paraplégico, virou deputado. Tempos depois, Caiado foi convidado a participar de uma sessão em que se discutiam conflitos agrários na Assembleia Legislativa de Goiás. Um dos mais agressivos debatedores era Galdino. O ex-paciente dizia que Caiado não tinha legitimidade para falar em nome dos trabalhadores rurais pois o único calo que tinha nas mãos era de levantar taças de champanhe em Paris.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...