sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, vice-governador em exercício de Claudio Castro no Rio é preso pela PF por vazamento a “colega” ligado ao crime organizado

• Colarinho branco em cana

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso na manhã desta quarta-feira (3) pela Polícia Federal durante a Operação Unha e Carne.

Segundo a PF, o deputado é suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro, que levou à prisão do então deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias.

A PF afirma que o vazamento feito por agentes públicos acabou obstruindo a investigação que apurava crimes ligados ao Comando Vermelho (CV) e às conexões do grupo com autoridades.

• Mandados expedidos pelo STF

A operação desta quarta-feira cumpriu 1 mandado de prisão preventiva, 8 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de medidas cautelares, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os investigadores apontam que Bacellar atuou para interferir indevidamente no avanço das apurações relacionadas ao tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro atribuídos a TH Joias.

• O caso

A ação integra o cumprimento de determinações do STF no julgamento da ADPF das Favelas, que autorizou a Polícia Federal a conduzir investigações sobre os principais grupos criminosos do estado e suas ligações com agentes públicos.

A Operação Zargun, que originou a investigação, mirava atividades de TH Joias envolvendo negociação de armas e acessórios para o Comando Vermelho.
Ele foi preso em setembro em duas operações simultâneas, com mandados expedidos tanto pelo Tribunal Regional Federal quanto pelo Tribunal de Justiça do Rio.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...