sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Caso Valério Luiz: Justiça goiana pede extradição de Marcus Vinícius; outro condenado segue foragido

Extradição

• A Justiça de Goiás determinou o pedido imediato de extradição de Marcus Vinícius Pereira Xavier, condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato do jornalista e radialista esportivo Valério Luiz de Oliveira. Preso em Portugal no último dia 12 de janeiro, ele deverá retornar ao Brasil para cumprir a pena. Um outro condenado pelo crime, Urbano de Carvalho Malta, segue foragido.

Decisão judicial

• A ordem foi assinada pelo juiz Lourival Machado da Costa, nesta terça-feira (27).

• O magistrado determinou que a extradição seja solicitada com urgência para início do cumprimento da pena.

• Marcus Vinícius já constava na Difusão Vermelha da Interpol.

Condenações

• O Tribunal de Justiça de Goiás decretou a prisão de Marcus Vinícius e de Urbano Malta em novembro de 2024.

• Ambos foram condenados por participação no planejamento e execução do crime ocorrido em 2012.

• O assassinato foi cometido a mando do empresário Maurício Borges Sampaio.

Situação dos réus

• Maurício Sampaio, condenado a 16 anos como mandante, teve a prisão confirmada após decisão do Superior Tribunal de Justiça e cumpre pena no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

• O policial da reserva Ademá Figueiredo Aguiar Filho, também condenado a 16 anos, cumpre pena no presídio militar em Goiânia.

• Urbano de Carvalho Malta, condenado a 14 anos, permanece foragido e já foi visto em Goiás em diferentes ocasiões.

Julgamento

• Os quatro condenados foram sentenciados por um Tribunal do Júri em 9 de novembro de 2022.

• Além dos réus condenados, Djalma Gomes da Silva foi absolvido pelos jurados.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...