• Operação
A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6), em Macapá, durante a Operação Zona Cinzenta. A ação apura suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá (RPPS/AP).
• Alvo
Um dos alvos da operação é Jocildo Silva Lemos, presidente da Amapá Previdência (Amprev). A operação foi autorizada pela 4ª Vara da Justiça Federal.
Segundo a Polícia Federal, a investigação envolve a aplicação de cerca de R$ 400 milhões do fundo previdenciário estadual em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master. O ponto que chama atenção é o risco da operação, feita com dinheiro que garante a aposentadoria de servidores públicos.
• O caso
O Banco Master foi liquidado em novembro pelo Banco Central do Brasil, após ser constatada uma grave crise de liquidez. De acordo com o Banco Central, a instituição não tinha recursos suficientes para honrar compromissos básicos, como pagamentos a clientes e investidores.

















