Mesmo com 55 anos de vida pública e visibilidade, Iris aparece 15 pontos atrás de Marconi na pesquisa espontânea Serpes

Mesmo com longuíssimos 55 anos de vida pública, portanto uma das mais longas carreiras políticas da história do Brasil, o ex-prefeito Iris Rezende leva um baile do governador Marconi Perillo e aparece quinze pontos atrás do tucano na pesquisa espontânea Serpes, publicada neste domingo pelo jornal O Popular.

Praticamente todos os políticos que começaram suas trajetórias na mesma época de Iris já morreram. Mas Iris, que completa 80 anos no próximo mês de dezembro, continua firme e pronto para mais uma vez se candidatar a governador de Goiás, em 2014.

Com tanto tempo de exposição, seria de supor que ele, em um levantamento espontâneo de intenção de votos, quando o eleitor não é confrontado com nomes ao responder à pergunta “em que você votaria para governador, se a eleição fosse hoje?” e deve recorrer apenas à memória, aparecesse na frente de qualquer outro nome.

Mas, não. Na pesquisa espontânea Serpes, deste domingo, Iris vem bem atrás do governador Marconi Perillo, que tem um currículo político no máximo correspondendo à metade do tempo de Iris. Enquanto Marconi tem 20,5% de intenções espontâneas de voto, Iris Rezende desponta com apenas 5,6%.

Ocorre que a diferença é de quase 15 pontos percentuais a favor de Marconi.

A pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados ao eleitor, mostra um panorama diferente do último estudo do Instituto Serpes, divulgado em julho passado por O Popular, quando a margem entre Marconi Perillo e Iris Rezende era de apenas 9,5%.