sexta-feira , 26 abril 2024
Imprensa

Colunista do Estadão e rádio CBN prevê fim dos jornais impressos em cinco anos

São muitas as personalidades – estudiosos, empresários, sociólogos e até inventores – que apostam no fim dos jornais e revistas impressos, em prazos variados, mas nenhum tão rapidamente quanto o respeitado Ethevaldo Siqueira, escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias, trabalhando atualmente como colunista do jornal O Estado de S. Paulo, para o qual escreve desde 1967, além de colaborador especial da revista Época e comentarista da Rádio CBN.

Enquanto se fala na extinção dos meios de comunicação em papel até no máximo 2040 (Bill Gates, o gênio bilionário da Microsoft, chegou a prever que os meios impressos acabariam antes de 2000), Ethevaldo Siqueira assume uma posição radical: “O jornal impresso não tem mais do que cinco anos de vida.”, diz ele em seu blog na internet.

Segundo Ethevaldo, “o modelo econômico e industrial em que o jornal impresso se apóia está desmoronando sob o impacto simultâneo de quatro forças tecnológicas muito conhecidas do mundo econômico e empresarial: internet, mobilidade, computação em nuvem e redes sociais”, afirma ele.

Ele lembra que, “no Brasil, eram apenas 1 milhão de internautas em 1994. Hoje, são mais de 100 milhões, dos quais 80 milhões em banda larga”. Brincando, Ethevaldo garante que, “confesso, meus amigos, que atualmente só assino jornais impressos por puro saudosismo”.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...